terça-feira, 17 de junho de 2008

Imitadores da vida

Existem artistas de rua, da tevê, do cinema e da escola. Hoje, "artista" pode ser qualquer um. Vemos alguém fazendo coisas incomuns e essa coragem nos é passada como arte. Embora, eu não acredite que todas as coisas incomuns valem como arte.
Na Grécia Antiga, por exemplo não havia a idéia de artista no sentido que atualmente a empregamos, uma vez que a arte estava integrada à vida. Mas hoje, o nosso conceito de artista é uma pessoa polêmica. A vida pessoal de alguém faz tanto sucesso que esta é considerada uma "artista". Se esqueceram que a arte imita a vida. Artistas a usam como uma forma de passar os sentimentos que a vida nos dá. Pode ser com um objeto de apreciação, uma foto ou um escrito.
Acredito que artista seja aquele que esteja sempre articulando novas situações, nadando contra a correnteza, sem nunca se contentar em se entregar ao que foi embutido e buscando sempre a poesia atrás das coisas. Não há o que divagar. A vida é a inspiração para a arte, isto é fato e fim de papo.

Um comentário:

jh.sil disse...

Vejo que leu "A poética" de Aristóteles, carina.

Concordo plenamente com suas palavras. Infelizmente, o conceito de arte, para a maioria das pessoas, está totalmente deturpado. Elas não percebem o peso e a simplicidade dessa palavra. Isso faz com que elas ignorem uma verdadeira manisfestação artítica; faz elas pensarem que poesia é apenas aqueles versos de amor. Ingênua ignorância.

Não poderíamos esperar mais, considerando a mídia que envolve a grande massa. Há, em mim, um resíduo de esperança, que muitas vezes quase é sanada pelo excesso de consciência. Mas estou aqui, pronta para (e)levar a arte aonde quer que eu vá.

Bom seu blog!