quinta-feira, 8 de março de 2012

We can do it!

Me lembro de um episódio na escola, deveria ter uns treze anos, minha turma não era a da minha classe, minhas amigas eram mais velhas que eu e nos considerávamos as bad girls do colégio. E foi exatamente no dia da mulher que isso aconteceu.

- Oiiiii. Feliz dia da Mulher gente!
- Hm. Obrigada. Mas acho ridículo esse dia.
- Como assim? Perguntava eu, tentando entender..
- Ué, porque não existe Dia do Homem. E sabe por quê? Porque eles não precisam. Eles não passaram a história sendo explorados por ser o sexo frágil, não tiveram sua voz ignorada por décadas e não tiveram que ser submissos por força.

Tudo que ela dizia fazia sentido. Infelizmente fazia. E como o grupo pensava o mesmo, logo vesti a idéia também. Passei a adolescência com esse espírito feminista. We can do it era o lema e os homens eram os inimigos. Agora, com alguns anos a mais, não penso mais daquele jeito. Não totalmente.

Na verdade, hoje é mais fácil abraçar a idéia entendendo o porque foi feita. É um merecimento, talvez até um pedido de desculpas as mulheres, mas com uma boa intenção. E acredito que seja por isso que nós, mulheres, deveríamos nos sentir honradas por termos um dia só nosso.
Vamos ver essa data em um período tão moderno, como a finalmente e merecida liberdade da mulher.

Liberdade para falar, escrever, tentar, ser e poder. Não no sentido negativo da palavra. Ter espaço para poder fazer e ser o que quiser.
Provavelmente, uma das coisas mais valiosas que conquistamos, não é mesmo?